sábado, 29 de agosto de 2009

NOSSA HSTÓRIA - Parte I

Alô pessoal.

1. Nesta postagem tentamos recuperar um pouco da história desta cambada que estudou Serviço Social na Faculdade Paulista no período de 1964 a 1967.

2. Diz a lenda que fizemos o vestibular em novembro de 1.963 e mais ou menos uns 40 foram aprovados em um contingente de 39 inscritos. O exame foi no prédio da PUC-Perdizes.

3. Em Dezembro de 1.963, quando alguns de nós fomos prestigiar a formatura da turma de 1.963, ficamos sabendo que a PUC havia despejado a Faculdade Paulista de Serviço Social de lá e que não mais estudariamos naquele prédio, mas em um prédio da Rua Sabará, onde funcionava a Escola de Serviço Social, escola só de estudantes do sexo feminino.

4. O orador da turma de 1.963 foi o Carlos Alfredo de Souza Queiroz que fez menção em seu discurso ao assunto. A coisa ficou quente e foi se arrastando até o ano seguinte. Acho que se formaram naquele ano o Dionino Cortelazzi Colaneri, o Natal Mendes e espero que se lembrem de outros.

5. A nossa Faculdade era um curso autonomo era agregada a PUC e não fazia parte de sua estrutura. Aliás, nem a Escola de Serviço Social o era, até então.

6. Durante Dezembro, Janeiro e Fevereiro de 1963, continuava o impasse do despejo da nossa Faculdade e como havia algum descontentamento também com os estudantes da Faculdade de Filosofia, se deu, no inicio das aulas em Março de 1.964 a eclosão de uma greve dos estudantes liderados pelo C.A de Filosofia, que se estendeu por outros cursos, exceto Direito, e nóis entramos no meio. A PUC foi invadida. Um rolo tipico daquela época de política com João Goulart na Presidência. Era Ministro da Educação o Darci Ribeiro, amigo dos estudantes. O Presidente da UNE era o José Serra, que veio até a PUC discutir os problemas com os estudantes grevistas. Veio também um emissário do Ministro com uma carta do próprio, prometendo verbas e outras vantagens para acabar com a greve. Me lembro que eu e o Ferreirinha participamos de muitas reuniões e ficamos no meio do rolo, junto com os veteranos da nossa Faculdade e os estudantes da PUC.

7. Em 31 de março o pau comeu e acabou-se a festa. Foi neguinho prá todo o lado. E nós voltamos as aulas bem quietinhos e comportados na Rua Sabará.

8. Vamos tentar recompor com a ajuda dos mais lúcidos, por favor, os heróis qe começaram o primeiro ano da nossa Turma em 1.964: (em desordem alfabética)

1. Antonio Carlos Ferreira, 2. David Milstein, 3. Ênio Bruno Quícoli, 4. Carlito Virgulino (que também trabalhava na Secretaria), 5. Marco Antonio Gonçalves de Oliveira, 6. José Carlos Benedito, 7. Gilberto Badari, 8. Guilherme Sora Junior, 9. Fumio Hasunuma, 10. Odilon (....), 11. Mauricio Frank, 12.

Cansei, agora vcs me ajudem. Acho que no primeiro ano não tinha nenhuma menina. Creio que elas somente foram admitidas em 1.965, a conferir.

9. A mantenedora de nossa Faculdade era o Instituto de Serviço Social, cujo Presidente era o prof. José Pinheiro Cortez, o Diretor da Faculdade era o Prof. Athiê (....) Vice Diretor (...)
Cansei de novo.

A primeira parte fica por aqui, espero ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário